PROJETO
Saber e atuar para melhorar o mundo: Ética, Cidadania e Meio Ambiente
APARECIDA BARBOSA DE GODOI SILVA
ESCOLA MUNICIPAL CLARIMUNDO FLAUZINO DE OLIVEIRA
Joviânia
Setembro 2010.
TÍTULO: Ética Alimentar
PUBLICO ALVO: Alunos do 2º. Ano do Ensino Fundamental e Comunidade Escolar e sociedade
OBJETIVO GERAL:
Conscientizar através da Comunidade Escolar, a importância de alimentar-se adequadamente para evitar futuras doenças e obesidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Despertar nas pessoas obesas e com doenças crônicas que o caminho para a solução está em uma boa alimentação e exercícios físicos.
- Conscientizar as pessoas que, se alimentar adequadamente e caminhar previne doenças.
- Detectar a fome oculta para evitar doenças futuras.
- Levar o público a entender qual é a função dos alimentos em nosso organismo.
- Informar que manter horários e alimentação saudável são importantes.
- Orientar sobre doenças de risco como: obesidade, doenças cardíacas e diabetes.
- Evitar excesso de massa nas refeições.
JUSTIFICATIVA:
Devido o acréscimo de pessoas com peso elevado e o surgimento de doenças provocadas por uma alimentação inadequada em pessoas cada vez mais jovens.
METODOLOGIA:
- Leitura nos livros literários.
- Pesquisas em jornais
- Músicas.
- O que é que é?
- Histórias Infantis.
- Confecção de cartazes com material reciclável.
- Teatro com fantoches.
- Visita à Horta Municipal e distribuição de alimentos.
- Informativos nutricionais.
- Confecções de cartazes com as funções dos alimentos.
- Salada de frutas.
- Confecção do relógio.
- Entrevistas.
CRONOGRAMA:
De maio a setembro de 2010.
- Roda de conversa para a escolha do título.
- Teatro com fantoches.
- Apresentação da história com os fantoches feita pelos alunos.
- Visita à Horta Municipal e distribuição de alimentos.
- Música: Rebola Chuchu, Vai Abóbora e Comer, Comer.
- Confecção de cartazes com alimentos.
- Leitura nos livros literários.
- Salada de frutas.
- Relógio.
- Apresentação do projeto para a comunidade escolar, religiosa, universitária, Poder Legislativo e servidores públicos.
AVALIAÇÃO:
- Atividades.
- Apresentação de trabalhos.
- Desenhos.
REFERÊNCIAS:
· Alimentação e saúde na Escola Primária Maria Vicentina Campos Carvalho, Dr. Hélio Vecchio Maurício.
· Coleção Saúde na Escola Ed. Fórum.
- Cartilha sobre boas práticas para serviços de alimentação.
- Amigos da Natureza Edição 04 de agosto de 2010.
- Jornal – O Popular.
- Informativos sobre saúde.
- Livros literários.
- Emília e a Turma do Sítio em: Cartilha da Nutrição e Fome Zero.
1º. Dia:
Chegamos à escola, fizemos a “acolhida” e sentamos em círculo, conversamos sobre gordura, doenças, fraquezas.
Concluímos que desenvolver o projeto sobre esse assunto seria legal e preciso.
2º. Dia:
Pesquisamos sobre obesidade e doenças cardíacas, colesterol e diabetes.
Observamos que estas doenças são resultado de uma má alimentação na maioria das pessoas. As crianças contribuíram com a aula, contando que conheciam pessoas com estes problemas.
Questionamos. Então o quê fazer?
Chegamos a conclusão que vamos estudar sobre alimentação para orientar e ajudar aquelas que não têm informações adequadas sobre o que é se alimentar bem e ter boa saúde.
3º. Dia:
Trouxemos informações sobre a importância, funções e valor nutricional das frutas, verduras, legumes e carnes para o nosso organismo. Apresentamos em forma de teatro de fantoches.
As crianças amaram! Pegaram os fantoches e através de grupos com quatro componentes inventaram sua própria história sobre o que ouviram do teatro apresentado.
4º. Dia:
Hoje é o grande dia! Vamos conhecer a Horta Municipal.
As crianças ficaram eufóricas. Conversamos e elaboramos juntos uma entrevista para conhecermos um pouco da história desse lugar tão importante para a nossa saúde. As 14h00min horas fomos de microônibus, ao chegar, as crianças não se continham de tanta surpresa e admiração. Entrevistamos o Sr. João Batista responsável por ela há vinte anos.
Ganhamos verduras e frutas para continuar a aula em nossa sala, ao término da aula cada criança levou o complemento para o jantar.
Hummmmm! Que dia!
5º. Dia:
Animada com o projeto, comprei uma coleção de CDs, nela contém músicas que fala de verduras e frutas.
Aprendemos músicas novas e conversamos sobre a importância desses alimentos para nós.
6º. Dia:
Com material reciclável representamos alguns alimentos relembrando as funções deles em nosso organismo. Aprendemos que devemos evitar misturar massas como: macarrão, arroz.
Trabalhamos cores, forma e quantidade.
7º. Dia:
Neste dia, ao chegarmos às mesas e cadeiras estavam organizadas em círculo.
Pegamos os livros literários, todos com historinhas de algum alimento. Que alegria!
Ao final do livro as crianças descobriram que tinha informações nutritivas e para qual parte do nosso corpo esse alimento contribuía.
Combinamos o dia para a salada de frutas.
8º. Dia:
É hoje! Neste dia, lavamos algumas frutas, descascamos outras... Enquanto as crianças faziam a atividade sobre as frutas, eu cortava-as em cubinho, trabalhava contagem, unidade e dezena, escrita do nome da fruta, eles respondiam oralmente qual é a importância da mesma. Foi muito divertido.
9º. Dia:
Aprendemos que ao alimentar adquirimos calorias e que é necessário consumi-los, para isso temos que praticar caminhada ou outra modalidade de esporte regularmente.
Fizemos um cartaz com recortes de jornais: Ingerimos e consumimos energia.
Depois confeccionamos um relógio informativo sobre qualidade, quantidade e hora adequada de se alimentar.
10º Dia:
O projeto foi apresentado por mim, para representantes de entidades como: Saneago, Câmara de Vereadores, Pais, Universitários, Escolas Estaduais e Municipais, Peti, Igrejas, Lar dos idosos.
Conclusão:
Ao pesquisarmos sobre as doenças crônicas, cardíacas e obesidade, realizamos as atividades interdisciplinares, concluímos que uma alimentação adequada, acompanhada de exercícios físicos, são fundamentais para termos boas saúde e prevenir doenças futuras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário