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sábado, 6 de agosto de 2011

Projeto Cida Godoi


PROJETO
Saber e atuar para melhorar o mundo: Ética, Cidadania e Meio Ambiente


 APARECIDA BARBOSA DE GODOI SILVA

ESCOLA MUNICIPAL CLARIMUNDO FLAUZINO DE OLIVEIRA






Joviânia
Setembro 2010.

TÍTULO: Ética Alimentar

PUBLICO ALVO: Alunos do 2º. Ano do Ensino Fundamental e Comunidade Escolar e sociedade

OBJETIVO GERAL:
            Conscientizar através da Comunidade Escolar, a importância de alimentar-se adequadamente para evitar futuras doenças e obesidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Despertar nas pessoas obesas e com doenças crônicas que o caminho para a solução está em uma boa alimentação e exercícios físicos.
  • Conscientizar as pessoas que, se alimentar adequadamente e caminhar previne doenças.
  • Detectar a fome oculta para evitar doenças futuras.
  • Levar o público a entender qual é a função dos alimentos em nosso organismo.
  • Informar que manter horários e alimentação saudável são importantes.
  • Orientar sobre doenças de risco como: obesidade, doenças cardíacas e diabetes.
  • Evitar excesso de massa nas refeições.


JUSTIFICATIVA:
            Devido o acréscimo de pessoas com peso elevado e o surgimento de doenças provocadas por uma alimentação inadequada em pessoas cada vez mais jovens.

METODOLOGIA:
  • Leitura nos livros literários.
  • Pesquisas em jornais
  • Músicas.
  • O que é que é?
  • Histórias Infantis.
  • Confecção de cartazes com material reciclável.
  • Teatro com fantoches.
  •  Visita à Horta Municipal e distribuição de alimentos.
  • Informativos nutricionais.
  • Confecções de cartazes com as funções dos alimentos.
  • Salada de frutas.
  • Confecção do relógio.
  • Entrevistas.

CRONOGRAMA:
            De maio a setembro de 2010.
  • Roda de conversa para a escolha do título.
  • Teatro com fantoches.
  • Apresentação da história com os fantoches feita pelos alunos.
  • Visita à Horta Municipal e distribuição de alimentos.
  • Música: Rebola Chuchu, Vai Abóbora e Comer, Comer.
  • Confecção de cartazes com alimentos.
  • Leitura nos livros literários.
  • Salada de frutas.
  • Relógio.
  • Apresentação do projeto para a comunidade escolar, religiosa, universitária, Poder Legislativo e servidores públicos.


AVALIAÇÃO:
  • Atividades.
  • Apresentação de trabalhos.
  • Desenhos.

REFERÊNCIAS:
·         Alimentação e saúde na Escola Primária Maria Vicentina Campos Carvalho, Dr. Hélio Vecchio Maurício.
·         Coleção Saúde na Escola Ed. Fórum.
  • Cartilha sobre boas práticas para serviços de alimentação.
  • Amigos da Natureza Edição 04 de agosto de 2010.
  • Jornal – O Popular.
  • Informativos sobre saúde.
  • Livros literários.
  • Emília e a Turma do Sítio em: Cartilha da Nutrição e Fome Zero.

1º. Dia:
            Chegamos à escola, fizemos a “acolhida” e sentamos em círculo, conversamos sobre gordura, doenças, fraquezas.
            Concluímos que desenvolver o projeto sobre esse assunto seria legal e preciso.

2º. Dia:
            Pesquisamos sobre obesidade e doenças cardíacas, colesterol e diabetes.
            Observamos que estas doenças são resultado de uma má alimentação na maioria das pessoas. As crianças contribuíram com a aula, contando que conheciam pessoas com estes problemas.
            Questionamos. Então o quê fazer?
            Chegamos a conclusão que vamos estudar sobre alimentação para orientar e ajudar aquelas que não têm informações adequadas sobre o que é se alimentar bem e ter boa saúde.

3º. Dia:
            Trouxemos informações sobre a importância, funções e valor nutricional das frutas, verduras, legumes e carnes para o nosso organismo. Apresentamos em forma de teatro de fantoches.
            As crianças amaram! Pegaram os fantoches e através de grupos com quatro componentes inventaram sua própria história sobre o que ouviram do teatro apresentado.

4º. Dia:
            Hoje é o grande dia! Vamos conhecer a Horta Municipal.
            As crianças ficaram eufóricas. Conversamos e elaboramos juntos uma entrevista para conhecermos um pouco da história desse lugar tão importante para a nossa saúde. As 14h00min horas fomos de microônibus, ao chegar, as crianças não se continham de tanta surpresa e admiração. Entrevistamos o Sr. João Batista responsável por ela há vinte anos.
            Ganhamos verduras e frutas para continuar a aula em nossa sala, ao término da aula cada criança levou o complemento para o jantar.
            Hummmmm! Que dia!

5º. Dia:
             Animada com o projeto, comprei uma coleção de CDs, nela contém músicas que fala de verduras e frutas.
            Aprendemos músicas novas e conversamos sobre a importância desses alimentos para nós.

6º. Dia:
            Com material reciclável representamos alguns alimentos relembrando as funções deles em nosso organismo. Aprendemos que devemos evitar misturar massas como: macarrão, arroz.
            Trabalhamos cores, forma e quantidade.

7º. Dia:
            Neste dia, ao chegarmos às mesas e cadeiras estavam organizadas em círculo.
            Pegamos os livros literários, todos com historinhas de algum alimento. Que alegria!
            Ao final do livro as crianças descobriram que tinha informações nutritivas e para qual parte do nosso corpo esse alimento contribuía.
            Combinamos o dia para a salada de frutas.

8º. Dia:
            É hoje! Neste dia, lavamos algumas frutas, descascamos outras... Enquanto as crianças faziam a atividade sobre as frutas, eu cortava-as em cubinho, trabalhava contagem, unidade e dezena, escrita do nome da fruta, eles respondiam oralmente qual é a importância da mesma. Foi muito divertido.
           
9º. Dia:
            Aprendemos que ao alimentar adquirimos calorias e que é necessário consumi-los, para isso temos que praticar caminhada ou outra modalidade de esporte regularmente.
            Fizemos um cartaz com recortes de jornais: Ingerimos e consumimos energia.
            Depois confeccionamos um relógio informativo sobre qualidade, quantidade e hora adequada de se alimentar.

10º Dia:
            O projeto foi apresentado por mim, para representantes de entidades como: Saneago, Câmara de Vereadores, Pais, Universitários, Escolas Estaduais e Municipais, Peti, Igrejas, Lar dos  idosos.

Conclusão:
            Ao pesquisarmos sobre as doenças crônicas, cardíacas e obesidade, realizamos as atividades interdisciplinares, concluímos que uma alimentação adequada, acompanhada de exercícios físicos, são fundamentais para termos boas saúde e prevenir doenças futuras.

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