SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL CLARIMUNDO FLAUZINO DE OLIVEIRA
JOVIÂNIA-GOIÁS
PROJETO
1 – Justificativa:
A leitura é algo interessante e desafiador, algo que conquistado, dará autonomia e independência ao leitor para produzir e reproduzir textos eficazes. Aprender a ler é um processo que se desenvolve ao longo de toda escolaridade e de toda a vida, por isso exploraremos várias possibilidades para adquirir este hábito.
Diante desta afirmação, propomos este projeto por entender e perceber o desejo e a necessidade dos alunos da EJA de aprender a ler e a escrever para enfrentar as situações do dia-a-dia.
2 – Objetivo Geral:
Auxiliar os alunos na compreensão do processo leitura/escrita.
3 – Objetivos Específicos:
- Trabalhar com letras, sílabas, palavras, frases e finalmente textos.
- Estimular a leitura, a cópia e a produção de textos.
- Ler em voz alta com os alunos, leitura compartilhada.
- Propor a leitura individual para estimular preferências e formar leitores autônomos .
- Programar visitas à biblioteca com a turma.
- Auxiliar no desenvolvimento da escrita, compreendendo a transformação das letras scripts para cursivas.
- Utilizar textos diversos para melhor compreensão no processo ler/escrever.
- Levar para sala de aula textos condizentes à realidade dos alunos e a necessidade da vida diária.
4 – Desenvolvimento:
· Em todas as aulas, trabalharemos textos, onde a leitura e a escrita será nosso alvo principal.
· Uma vez por semana, marcado no horário de aula, os alunos podem pegar ou trocar livros na biblioteca com o auxilio da bibliotecária.
Obs: Se antes do dia estipulado algum aluno desejar pegar outro livro, terá toda assistência necessária.
5 – Público:
Turmas da EJA ( 1º, 2º, 3º e 4º módulos ).
6 – Período de execução:
Durante todo o 2º semestre de 2.006.
1. Conhecimento prévio àpropor aos alunos atitudes relacionadas à tabuada para avaliar dificuldades e progressos.
2. JUSTIFICATIVA:
As crianças em geral, nesta idade, entre 10 e 12 anos têm grande desinteresse e dificuldade nas atividades matemáticas e isto é mais visível nos meninos.
Neste sentido, escolhi trabalhar este projeto para dar maior apoio e significado na compreensão da matemática, dando ênfase às atividades e dinâmicas variadas, nas quais procuro proporcionar um aprendizado com prazer. Cantar jogar, brincar, experimentar, falar, relatar fatos são atividades que a criança gosta de fazer e é desta forma que pretendo ensinar matemática para meus alunos.
3. Objetivos:
ü Promover interações significativas entre os alunos para a construção do conhecimento;
ü Construir o significado das operações fundamentais, a partir de situações-problemas;
ü Oferecer formas variadas para apresentar conteúdos;
ü Propor jogos, desafios, incentivando trocas de opiniões entre os alunos, que podem acelerar o seu desenvolvimento;
ü Incentivar o conhecimento da tabuada;
ü Apresentar critérios para divisão (tabuada de 5).
4. DESENVOLVIMENTO:
O projeto deve seguir as seguintes etapas:
1ª. Conversa informal sobre a função da matemática no dia-a-dia.
ü Apresentar os CDs com tabuada cantada.
ü Criar outras músicas (paródias), podendo utilizar fantoches.
2ª. Jogos:
ü Tabuada de multiplicação;
ü Material dourado;
ü Bingo;
ü Criação de situações-problemas;
ü Listas de preços, folhetos de propaganda (trabalho em grupo).
ü Convidar pessoas da Comunidade Escolar para explicar conteúdos trabalhados;
ü DVDs ou vídeos sobre matemática.
4ª. Olimpíada:
ü Disputa em duplas;
ü Disputa entre meninos e meninas;
ü Disputa entre salas.
5ª. Elaboração de atividades (material para trabalhar matemática):
ü Jogas (dominós, boliches...).
ü Cartazes com tabuada, contas etc.
6ª. Auto-avaliação (o aluno (a) deverá escrever o que aprendeu com o projeto) e a professora relata o que percebeu com o trabalho.
5. Público:
ü Alunos do 5º. Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Clarimundo Flauzino de oliveira e turma da EJA (1ª. a 4ª. Série).
"Quando a capacidade de refletir é deixada de lado na prática educacional, o que se produz é um indivíduo incapaz de raciocinar logicamente, que não poderá, evidentemente, refletir de maneira crítica e autônoma”.
(PCN, Matemática. P. 27).
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL CLARIMUNDO FLAUZINO DE OLIVEIRA
JOVIÂNIA-GOIÁS
PROJETO REFORÇO
1- Justificativa:
Para atender alunos com dificuldades na aprendizagem, elaboramos esta proposta
buscando atender na individualidade os que não conseguiram assimilar conteúdos trabalhados em sala de aulas, especificamente leitura , compreensão e fundamentos básicos da Matemática.
2- Objetivo geral:
Obter resultados satisfatórios na aprendizagem, desenvolvendo o interesse e o gosto pela leitura e pela Matemática, eliminando ou diminuindo a repetência.
2- Objetivos específicos:
Ler, compreender e produzir textos (diálogos, relatos, descrições, bilhetes, anúncios,
reportagens, poemas etc);
Compreender o texto em seus aspectos ortográficos e gramaticais;
Propor a produção de textos individuais e coletivos;
Estimular o raciocínio matemático para as diferentes situações –problemas;
Desenvolver as habilidade de interpretar textos, explorando as idéias dos autores;
Incentivar a habilidade de escrever com clareza.
3- Desenvolvimento:
Roda de leitura leitura de textos, palavras, frases, sílabas ou letras fixando o
alfabeto. O professor deve conduzir as atividades levando em consideração o nível de aprendizagem do aluno (a), oferecendo materiais diversos para boa compreensão do processo da leitura.
Matemática nesta etapa o professor irá trabalhar as quatros operações utilizando materiais concretos para encaminhar os alunos ao entendimento dos conceitos de quantidade, observando o nível de cada aluno.
Discussão de textos momento onde o professor incentiva a criança a emitir opiniões sobre o texto trabalhado, unindo leitura e compreensão.
Para o desenvolvimento do projeto, deverão ser seguidas as seguintes etapas:
a) Em turnos invertidos, períodos de 01 hora para cada série.
b) A medida que sanar as dificuldades do aluno, colocar outro em seu lugar.
c) O plano de aula será feito com o apoio da coordenadora pedagógica.
d) As crianças da zona rural serão atendidas no mesmo horário de aula, observando o período que menos lhe prejudicará no seu aprendizado.
e) Os pais serão informados sobre o horário que seu filho(a) deverá voltar a escola.
f) A direção do Peti será informada sobre a proposta para juntos programarmos a saída das crianças.
4- Período de Execução: durante todo ano de 2006.
5- Público alvo: alunos de 2ª a 5ª séries do Ensino Fundamental de 09 anos.
6- Materiais utilizados: fichas, cartazes, jogos e textos variados.
7- Sugestões de locais:
1º - Construir uma sala;
2º - Sala na Creche Municipal, caso tenha alguma vaga;
3º - Sala da direção;
4º - Ao ar livre.
Projeto elaborado pela Professora (Diretora) Luci Maria Marques Silva com apoio de suas coordenadoras: Cléria Alves Martins Godoi e Margarete França de Oliveira Godoi.
Joviânia, 14 de fevereiro de 2006.
A forma de ensinar que contagia todo mundo
PROJETO CRIANÇA FELIZ
Elaborado pela professora
Nilda Martins Vieira Pereira
Nilda Martins Vieira Pereira
2º Ano “B”
Joviânia, outubro de 2.007.
Introdução:
É preciso tempo para brincar, espaço que assegure tranqüilidade, segurança e sossego suficiente para que possa haver um aprofundamento na brincadeira e que a criança possa compreender através dela o mundo e as ações humanas nas quais se insere quotidianamente.
Objetivos:
· Promover, durante a semana da criança, atividades extra-classe, variadas e interessantes, visando dar à criança oportunidades de lazer socialmente educativas.
· Estabelecer direitos e deveres de uma criança;
· Participar de atividades recreativas, lúdicas e competitivas.
· Descrever o ambiente em que vive, com quem vive, o que faz;
Justificativa:
· O projeto criança feliz vai nos dar oportunidades de conhecer a vida das crianças brasileiras.
· Conhecer e estudar a forma de viver, de se divertir, de estudar, enfim, tomar consciência de que toda criança precisa de carinho e respeito.
Atividades sugeridas:
· Abertura da semana
· Competições esportivas;
· Corrida do ovo;
· Corrida do saco;
· Demonstração de ginástica;
· A busca do tesouro do pirata;
· Pintura do mural pelos alunos;
· Levantamento das brincadeiras preferidas pelas crianças;
· Roda de bate papo.
· Noite do pijama.
Ex: O que vocês queriam que fosse diferente na sua vida e na escola?
· Como é a vida de vocês fora da escola?
· De que tipo de brincadeira vocês mais gostam?
· Por que existem crianças que vivem na rua?
· Por que muitas crianças vivem na rua?
· Por que muitas crianças não freqüentam a escola?
· O que vocês acham da violência do nosso país?
Mural legal
· Produção de texto;
· Desenhos livres;
· Excurções – programar passeios.
Lanche:
· Servir alguma coisa especial – um bolo, uma suculenta salada de frutas, balas, após o lanche, distribuir as lembrancinhas com cartões de felicitações.
Produção de textos:
O meu sonho é ...
O que gosto de fazer.
Relatórios orais ou escritos:
· Como passei o dia.
· Como é minha família.
· O que fiz no fim de semana.
· O que vejo no trajeto de casa até a escola.
Como sou:
· Minhas características físicas.
· Meus brinquedos.
· Meus amigos.
· Minha alimentação.
· Minhas preferências.
A família:
· Como é composta?
· Onde vive?
· O que faz?
· Como se diverte?
Clientela: alunos 2º Ano, podendo ser trabalhado também até o 5º Ano.
Duração: do dia 03/10/07 até o dia 11/10/07.
Na construção da caminhada, passamos por vários momentos diferentes, momentos estes de agitação, produção, discussão, conflitos, vibrações, descobertas, emoções, tanto no aspecto cognitivo como no afetivo e social.
PROJETO – CRIANÇA, ESPERANÇA DA NAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL CLARIMUNDO FLAUZINO DE OLIVEIRA
ELABORADO PELA PROFESSORA
EDSONI COSTA DE MORAIS DO CARMO.
Justificativa:
A criança é a esperança de um futuro melhor; é a esperança de seus pais e de seus mestres.
Dentro deste contexto, elaboro este projeto com o intuito de trazer os pais à escola, para juntos, educadores e educando, propiciarmos momentos de lazer e descontração nas comemorações da Semana da Criança.
A execução do projeto proporcionará uma interação entre docentes, alunos e pais, trabalhando valores necessários à formação de nossos alunos (amor, respeito, educação e lazer).
Objetivos:
· Trabalhar a auto-estima dos educandos
· Conscientizar os pais sobre a importância de estar aqui neste momento na Escola.
· Explorar a criatividade da família.
· Despertar nos alunos o interesse pela semana diferente na Escola.
· Promover situações onde os educadores estejam reunidos proporcionando lazer aos educandos.
Objetivos Específicos:
· Privilegiar os alunos com teatro (onde a família estaria inserida, exp. Três porquinhos, Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel etc)
· Reconhecer cada personagem do Sítio onde os professores estariam caracterizados.
· Levar os alunos p/ o caminho c/ piquenique.
· Um dia convidar as crianças a trazerem brinquedos.
· Resgatar as brincadeiras antigas como: Ciranda, Passar-anel, Cobra-cega, Barra-manteiga, queimada, etc.
Clientela:
· Alunos de 2ª a 5ª série do Ensino Fundamental da Escola Municipal.
Período de execução:
· De 09/10 a 11/10 do ano de 2.006.
Culminância:
· Encerramento em sala, a critério de cada professor(a).
Desenvolvimento (Sugestões):
· Língua Portuguesa – Poemas, produção de textos.
Matemática:
· Situações-problema.
Ciências: Hábitos higiênicos
· Educação alimentar. {livros Emília e a Turma do Sítio}.
· Alimentação saudável
História: Texto
· Por que se comemora o Dia da Criança?
Geografia: Direitos e Deveres.
Ensino Religioso: Textos
· Alegria de viver
· Oração da criança.
· Música: Canção da criança
Arte: Aviãozinho de papel – confeccionar.
Outras atividades (pág: 40, 43)
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL CLARIMUNDO FLAUZINO DE OLIVEIRA
JOVIÂNIA-GOIÁS
PROJETO: SEMANA DA POESIA
Tema: A importância da leitura nas séries iniciais.
1 - Justificativa:
- Nas séries iniciais do 1º grau o ensino deve ser desenvolvido como atividade motivadora e ajustadas não somente ao desenvolvimento do pensamento lógico e à vivência do método científico, mas também a aquisição de conhecimentos. Devem ainda, destinar-se à fixação, ao enriquecimento, à recuperação e a avaliação.
Embora necessariamente agradável e motivadora a poesia não pode perder de vista os objetivos educacionais definidos e nem as características que lhe são peculiares, aos diferentes níveis de escolaridade.
O projeto tem a poesia como tema central, mas serão trabalhados outros tipos de textos para melhor desenvolvimento no hábito de ler.
2 - Objetivos:
- Provocar o potencial imaginário e criativo da criança; promovendo a observação, o estudo, a compreensão e a motivação para a leitura.
3 – Desenvolvimento:
- Será feita uma pequena discussão sobre o tema (poesia) visando a:
- Prestar esclarecimentos quanto ao resultado esperado;
- Orientar a realização das atividades propostas;
- Caracterizar os diferentes tipos de atividades e de textos;
4 – Avaliação:
A avaliação deve ser um processo contínuo, realizado durante todo o ano letivo, dia após dia. Efetivamente não é possível pensar-se em avaliações em dias e horas preestabelecidos.
5 – Período de execução à mês de março.
6 – Público Alvo: Alunos do 2º ano do Ensino Fundamenta
Projeto elaborado pela professora: Margarete França de Oliveira Godoi
Joviânia, 14 de fevereiro de 2.007.
PROJETO: O LIXO TRANSFORMADO E REUTILIZADO
PÚBLICO ALVO
Alunos do 2º Ano das séries iniciais do Ensino Fundamental.
OBJETIVO GERAL
Estimular a mudança prática de atitudes e formação de novos hábitos com relação a reutilizar os objetos do nosso cotidiano, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo a vida no Planeta.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
A) Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre alunos e os professores, entre a escola e a comunidade para a transformação humana e social, alcançando a preservação e a recuperação do ecossistema.
B) Possibilitar a construção da consciência ecológica para este mundo diferente e transformador, fazendo análises importantes tanto nos conteúdos programáticos como na prática relativa ao meio ambiente.
C) Analisar e observar todos os tipos de lixo do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo as necessidades e oportunidades de atuar de modo propositivo para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida.
D) Perceber que o lixo pode ser uma fonte importante de recursos através da reciclagem.
JUSTIFICATIVA
Todos os seres da natureza dependem do meio ambiente para viver. Logo os bens da terra são patrimônio de toda a humanidade. Seu uso deve estar sujeito a regras de respeito às condições básicas da vida em sociedade, e dentre elas a qualidade de vida dos que dependem desses bens.
Propomos com este projeto, trabalhar com atitudes, buscando sensibilizar os alunos sobre a importância da reciclagem e reutilização a fim de diminuir o acúmulo de lixo, como também poupar a natureza da extração inesgotável de recursos.
Conhecendo as variadas formas de separar e transformar aquilo que seria lixo em algo utilizável para nosso próprio proveito.
METODOLOGIA
Trabalharemos com atividades que venham possibilitar o desenvolvimento da sensibilidade e senso critico dos alunos de modo que haja uma mudança de atitude.
Iniciaremos com a música “Cio da terra” Chico Buarque e Milton Nascimento; distribuiremos cópias entre eles para que além de cantarem, possam analisar a letra da mesma;
Faremos um debate: O que você faria para melhorar seu Planeta?
Apresentação do trabalho em questão, os motivos e como será feito;
Oficina de reutilização onde os alunos poderão criar com caixinhas de leite (vazias), porta trecos; com madeirites retirados de tabuas para colocar o som dos carros serão transformados em porta chaveiros, quadros com diversas estampas e porta panelas.
Para estes trabalhos também serão utilizados sobras de vários objetos, tais como, fitilhos coloridos, EVA, figuras variadas, verniz, tintas, botões e liguinhas para cabelo.
CRONOGRAMA
Período entre setembro e outubro.
AVALIAÇÃO
Exposição dos trabalhos no pátio da escola. Onde a comunidade poderá estar presente.
REFERÊNCIAS
Chico Buarque e Milton Nascimento, música: O cio da terra,1980.
GUIMARÂES, M. A dimensão Ambiental na Educação. Campinas, SP: Papirus, 1995.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: meio ambiente e saúde. Temas Transversais. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. 3.ed.- Brasília: A secretaria, 2001.
PINTO, Gerusa R. LIMA, Regina Célia V. O dia-a-dia do professor. Ed. FAPI.
ANEXOS
Cio da terra
Milton Nascimento
Composição: Chico Buarque e Milton Nascimento
Debulhar o trigo
Recolher cada bago do trigo
Forjar no trigo o milagre do pão
E se fartar de pão
Recolher cada bago do trigo
Forjar no trigo o milagre do pão
E se fartar de pão
Decepar a cana
Recolher a garapa da cana
Roubar da cana a doçura do mel,
Se lambuzar de mel
Recolher a garapa da cana
Roubar da cana a doçura do mel,
Se lambuzar de mel
Afagar a terra
Conhecer os desejos da terra
Cio da terra a propícia estação, e fecundar o chão
Conhecer os desejos da terra
Cio da terra a propícia estação, e fecundar o chão
A forma de ensinar que contagia todo mundo
PROJETO: Poesia, uma porta aberta para a Literatura
A Escola Municipal Clarimundo Flauzino de Oliveira, realizou no dia 05/05/06 a Noite Cultural, encerrando o Projeto “Poesia, uma porta aberta para a Literatura” com as seguintes apresentações:
· 2ª Série “A”, profª- Nilda, poesias e dramatização da música: “A Montanha”;
· 2ª Série “B”, profª - Ana Maria, dramatização da história “A Nuvenzinha”;
· 3ª Série “A” , profª - Célia Maria, dramatização e poesias.
· 3ª Série “B”, profª - Célia Maria, com teatro e poesias;
· 4ª Série “A”, profª - Cleire Márcia, com poesias;
· 4ª Série “B”, profª - Edelina, recitando o Hino Nacional Brasileiro;
· 4ª Série “C”, profª - Gilza, poesia e música “ No dia em que sai de casa”;
· 4ª Série “D”, profª - Gislene, apresentação da biografia de Monteiro Lobato;
· 5ª Série “A”, profª - Ana Maria, teatro “ A árvore generosa”;
· 5ª Série “B”, profº, - Lourisvaldo, poesias criadas pelos alunos e de autores famosos na Literatura Brasileira;
· 5ª Série “C”, profª - Edsoni, teatro “Os três porquinhos” e coreografia da música Arco-Iris:
· 5ª Série “D”, profª - Janilma, poesias dramatizadas.
· Professora Fátima – com a poesia “Brasil-Homem” de sua própria autoria.
A diretora Luci Maria Marques Silva agradece a todos os funcionários que se envolveram no projeto, aos alunos pela atenção e participação, aos pais que nos prestigiaram e as autoridades presentes, Prefeito Municipal Coronel Romeu José Gonçalves, primeira dama Maria Helena, Secretário Municipal de Educação Brás Sousa Borges, Diretora da Escola Municipalizada José Gomes professora Zênia Fernandes de Sousa, Secretário Municipal de Saúde Glaidton Alves Ferreira, Secretário Municipal de Ação Urbana Gilson Rodrigues Luciano, Presidente do Conselho Tutelar Cleiton Lopes Ferreira.
Ao encerarmos o projeto, concluímos que conquistamos nosso objetivo, tanto pelas apresentações quanto nas aulas ministradas ao longo do projeto, obtivemos sucesso no processo de aquisição da leitura e aprendizado na produção de poesias criadas pelos próprios alunos, grandes talentos foram descobertos, na área da dramaturgia e poética.
Estamos felizes com a realização desse Projeto.
PARABÉNS A Diretora Luci Maria Marques Silva juntamente com sua equipe de trabalho da Rede Municipal Clarimundo parabeniza todas as mamães de Joviânia que confiaram e confiam no trabalho desempenhado pela equipe por esta data tão especial. Felicidades, Deus ilumine todas vocês! Vida de mãe – levada por uma onda mágica. Leva leve pela vida sua imagem levada dos filhos. |
PROJETO Saber e atuar para melhorar o mundo: Ética, Cidadania e ELABORADO PELA PROFESSORA APARECIDA BARBOSA DE GODOI SILVA Joviânia Setembro 2010. |
TÍTULO: Ética Alimentar
PUBLICO ALVO: Alunos do 2º. Ano do Ensino Fundamental e Comunidade Escolar e sociedade
OBJETIVO GERAL:
Conscientizar através da Comunidade Escolar, a importância de alimentar-se adequadamente para evitar futuras doenças e obesidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Despertar nas pessoas obesas e com doenças crônicas que o caminho para a solução está em uma boa alimentação e exercícios físicos.
- Conscientizar as pessoas que, se alimentar adequadamente e caminhar previne doenças.
- Detectar a fome oculta para evitar doenças futuras.
- Levar o público a entender qual é a função dos alimentos em nosso organismo.
- Informar que manter horários e alimentação saudável são importantes.
- Orientar sobre doenças de risco como: obesidade, doenças cardíacas e diabetes.
- Evitar excesso de massa nas refeições.
JUSTIFICATIVA:
Devido o acréscimo de pessoas com peso elevado e o surgimento de doenças provocadas por uma alimentação inadequada em pessoas cada vez mais jovens.
METODOLOGIA:
- Leitura nos livros literários.
- Pesquisas em jornais
- Músicas.
- O que é que é?
- Histórias Infantis.
- Confecção de cartazes com material reciclável.
- Teatro com fantoches.
- Visita à Horta Municipal e distribuição de alimentos.
- Informativos nutricionais.
- Confecções de cartazes com as funções dos alimentos.
- Salada de frutas.
- Confecção do relógio.
- Entrevistas.
CRONOGRAMA:
De maio a setembro de 2010.
- Roda de conversa para a escolha do título.
- Teatro com fantoches.
- Apresentação da história com os fantoches feita pelos alunos.
- Visita à Horta Municipal e distribuição de alimentos.
- Música: Rebola Chuchu, Vai Abóbora e Comer, Comer.
- Confecção de cartazes com alimentos.
- Leitura nos livros literários.
- Salada de frutas.
- Relógio.
- Apresentação do projeto para a comunidade escolar, religiosa, universitária, Poder Legislativo e servidores públicos.
AVALIAÇÃO:
- Atividades.
- Apresentação de trabalhos.
- Desenhos.
REFERÊNCIAS:
· Alimentação e saúde na Escola Primária Maria Vicentina Campos Carvalho, Dr. Hélio Vecchio Maurício.
· Coleção Saúde na Escola Ed. Fórum.
- Cartilha sobre boas práticas para serviços de alimentação.
- Amigos da Natureza Edição 04 de agosto de 2010.
- Jornal – O Popular.
- Informativos sobre saúde.
- Livros literários.
- Emília e a Turma do Sítio em: Cartilha da Nutrição e Fome Zero.
1º. Dia:
Chegamos à escola, fizemos a “acolhida” e sentamos em círculo, conversamos sobre gordura, doenças, fraquezas.
Concluímos que desenvolver o projeto sobre esse assunto seria legal e preciso.
2º. Dia:
Pesquisamos sobre obesidade e doenças cardíacas, colesterol e diabetes.
Observamos que estas doenças são resultado de uma má alimentação na maioria das pessoas. As crianças contribuíram com a aula, contando que conheciam pessoas com estes problemas.
Questionamos. Então o quê fazer?
Chegamos a conclusão que vamos estudar sobre alimentação para orientar e ajudar aquelas que não têm informações adequadas sobre o que é se alimentar bem e ter boa saúde.
3º. Dia:
Trouxemos informações sobre a importância, funções e valor nutricional das frutas, verduras, legumes e carnes para o nosso organismo. Apresentamos em forma de teatro de fantoches.
As crianças amaram! Pegaram os fantoches e através de grupos com quatro componentes inventaram sua própria história sobre o que ouviram do teatro apresentado.
4º. Dia:
Hoje é o grande dia! Vamos conhecer a Horta Municipal.
As crianças ficaram eufóricas. Conversamos e elaboramos juntos uma entrevista para conhecermos um pouco da história desse lugar tão importante para a nossa saúde. As 14h00min horas fomos de microônibus, ao chegar, as crianças não se continham de tanta surpresa e admiração. Entrevistamos o Sr. João Batista responsável por ela há vinte anos.
Ganhamos verduras e frutas para continuar a aula em nossa sala, ao término da aula cada criança levou o complemento para o jantar.
Hummmmm! Que dia!
5º. Dia:
Animada com o projeto, comprei uma coleção de CDs, nela contém músicas que fala de verduras e frutas.
Aprendemos músicas novas e conversamos sobre a importância desses alimentos para nós.
6º. Dia:
Com material reciclável representamos alguns alimentos relembrando as funções deles em nosso organismo. Aprendemos que devemos evitar misturar massas como: macarrão, arroz.
Trabalhamos cores, forma e quantidade.
7º. Dia:
Neste dia, ao chegarmos às mesas e cadeiras estavam organizadas em círculo.
Pegamos os livros literários, todos com historinhas de algum alimento. Que alegria!
Ao final do livro as crianças descobriram que tinha informações nutritivas e para qual parte do nosso corpo esse alimento contribuía.
Combinamos o dia para a salada de frutas.
8º. Dia:
É hoje! Neste dia, lavamos algumas frutas, descascamos outras... Enquanto as crianças faziam a atividade sobre as frutas, eu cortava-as em cubinho, trabalhava contagem, unidade e dezena, escrita do nome da fruta, eles respondiam oralmente qual é a importância da mesma. Foi muito divertido.
9º. Dia:
Aprendemos que ao alimentar adquirimos calorias e que é necessário consumi-los, para isso temos que praticar caminhada ou outra modalidade de esporte regularmente.
Fizemos um cartaz com recortes de jornais: Ingerimos e consumimos energia.
Depois confeccionamos um relógio informativo sobre qualidade, quantidade e hora adequada de se alimentar.
10º Dia:
O projeto foi apresentado por mim, para representantes de entidades como: Saneago, Câmara de Vereadores, Pais, Universitários, Escolas Estaduais e Municipais, Peti, Igrejas, Lar dos idosos.
Conclusão:
Ao pesquisarmos sobre as doenças crônicas, cardíacas e obesidade, realizamos as atividades interdisciplinares, concluímos que uma alimentação adequada, acompanhada de exercícios físicos, são fundamentais para termos boas saúde e prevenir doenças futuras.
Escola Municipal Clarimundo Flauzino de Oliveira A forma de ensinar que contagia todo mundo Projeto Soletrando Projeto elaborado pela professora e coordenadora pedagógica, Cléria Alves Martins Godoi | ||
Disciplina: Língua Portuguesa
1 – Justificativa:
· As situações apresentadas neste projeto têm como intenção, levar o aluno a refletir sobre a importância da pronúncia correta das palavras. A questão não é falar certo ou errado, mas saber qual forma de fala utilizar, considerando as características do contexto de comunicação, ou seja, saber adequar o registro às diferentes situações de comunicação. É saber coordenar satisfatoriamente o que falar e como fazê-lo, considerando a quem e por que se diz determinada coisa. A questão não é de correção da forma, mas de sua adequação às circunstâncias de uso, ou seja, de utilização eficaz da linguagem: falar bem é falar adequadamente, é produzir o efeito pretendido.
2 – Objetivo Geral:
· O objetivo deste projeto é fazer com que o aluno consiga soletrar a palavra corretamente, habilitando-o a práticas lingüísticas variadas, ampliando pelo uso e pela convivência com palavras, as diferentes formas de expressão lingüística. A gramática é um sistema, e como tal, possui uma lógica normativa, porque dita as regras do uso correto da língua.
3 – Objetivos Específicos:
· Reconhecer a importância das normas (regras) do uso correto das palavras.
· Observar os sinais de acentuação gráfica das palavras.
· Pesquisar no dicionário palavras desconhecidas.
· Analisar, comparar e compreender as regularidades e irregularidades do sistema ortográfico.
· Trabalhar com a imagem mental das palavras.
· Distinguir as noções e nome das letras e dos acentos.
4 – Desenvolvimento:
· Este projeto será desenvolvido no mês de abril nas seguintes etapas:
1ª. Semana: 05/04 a 09/04.
· Será entregue em todas as salas, uma folha para cada aluno, contendo quarenta palavras, no decorrer desta semana acontecerá a seletiva dentro de cada sala. O aluno selecionado deverá pesquisar novas palavras no dicionário.
· A ajuda do professor nesta etapa é de suma importância.
2ª. Semana: 12/04 a 16/04.
· Após terem pesquisado novas palavras, os seis alunos disputarão a semifinal. Este momento será realizado fora da sala para todas as turmas assistirem.
· Os dois últimos alunos concorrerão a vaga final, o vencedor será premiado.
5 – Produto final:
3ª. Semana: 19/04 a 23/04.
· Os dois alunos estarão concorrendo a final, o vencedor será premiado.
· Este momento final também acontecerá no pátio da escola.
· Convidar algumas pessoas para fazerem parte do júri (Zélia, Gislene, Letícia).
6 – Clientela:
· Alunos, professores do 1º ao 5º Ano, e demais funcionários do turno matutino e vespertino da Escola Municipal Clarimundo Flauzino de Oliveira.
7 – Fontes pesquisadas:
· Livro:
Construindo a escrita de Língua Portuguesa: textos, gramática e ortografia da 1ª série.
· Autores do Livro:
Carmem Silvia Carvalho
Maria da Graça Baraldi.
2º. Ano Nilda, Cida Godoi e Célia 1º. Ano “A” Gilza 05/04/2010
05/04/2010
Cachorro | Triste | Baba | Gato | |
Nervoso | Dezena | Dado | Mola | |
Abacaxi | Dezesseis | Vaca | Ema | |
Tubarão | Pobreza | Dedo | Lua | |
Moça | Amoroso | Faca | Nabo | |
Secretária | Cuidadoso | Caju | Ovo | |
Xadrez | Simpático | Uva | Tatu | |
Império | Emoção | Pato | Rabo | |
Riqueza | Repórter | Sapo | Eva | |
Velhice | Número | Xuxa | Zebra | |
Esperteza | Jornalzinho | |||
Dinheiro | Criança | |||
Máquina | Muito | |||
Folclore | Pedra | |||
Açougue | Arma | |||
Gentileza | Caçadores | |||
Dragão | Sábado | |||
Princesa | Vovó | |||
Árvore | Retrato | |||
Astro | Jornal |
5º. Ano Ana Maria 09/04/2010 5º. Ano Janilma 09/04/2010
Cidadão | Psicopedagogia | Excelente | Semelhança | |
Características | Dificilmente | Vergonhoso | Compromisso | |
Guerreiros | Exploração | Contextualizado | Disciplinadamente | |
Frequência | Excelente | Disciplina | Pontualmente | |
Tranquilo | Canaviais | Oxigênio | Laranjinha | |
Embaixo | Adolescente | Pulmão | Jiló | |
Inadequado | Constrangimento | Digestório | Reportagem | |
Representação | Descalço | Psicóloga | Prestígio | |
Desenvolvimento | Semáforo | Empurrão | Folhagem | |
Dramatização | Discriminado | Experiência | Jiboia | |
Burguesa | Atenção | Fonoaudiólogo | Colégio | |
Balõezinhos | Contrariedade | Violência | Tigela | |
Barraquinhas | Responsabilidade | Multiprofissional | Bicicleta | |
Verdadeiramente | Alguém | Velhíssimo | Expressão | |
Indispensável | Essência | Bombardeio | Confusão | |
Trabalhavam | Ortográfico | Esperança | Onomatopeia | |
Necessário | Princípio | Humorado | Riquíssima | |
Instituição | Qualificação | Compreensão | Ignorância | |
Lenheira | Assembleia | Envelhecimento | Psicopedagogia | |
Psicológicos | Paralelepípedo | Saltitante | Repreensível |
3º. Solange e Zélia 06/04/2010 4º. Edsoni, Lidiana e Hilda 07/04/2010
Campeão | Houvesse | Excelente | Semelhança | |
Precisávamos | História | Vergonhoso | Compromisso | |
Animadíssimos | Ambição | Contextualizado | Disciplinadamente | |
Ramalhete | Feitiço | Disciplina | Pontualmente | |
Folhagem | Heróis | Oxigênio | Laranjinha | |
Pássaros | Irresistível | Pulmão | Jiló | |
Deixasse | Significado | Digestório | Reportagem | |
Imaginação | Imediatamente | Psicóloga | Prestígio | |
Formosa | Envergonhado | Empurrão | Folhagem | |
Ambiente | Colheitas | Experiência | Jiboia | |
Projeto | Socorrer | Fonoaudiólogo | Colégio | |
Corretamente | Corajosos | Violência | Tigela | |
Bombom | Provérbios | Multiprofissional | Bicicleta | |
Terrível | Ninguém | Velhíssimo | Expressão | |
Maiúscula | Zoológico | Bombardeio | Confusão | |
Exclamação | Recomendações | Esperança | Onomatopeia | |
Intraduzível | Narração | Humorado | Riquíssima | |
Labareda | Rodamoinho | Compreensão | Ignorância | |
Expressões | Tempestuoso | Envelhecimento | Psicopedagogia | |
Afeição | Brasileiro | Saltitante | Repreensível |
ESCOLA MUNICIPAL CLARIMUNDO F. DE OLIVEIRA. PROJETO: Poesia na Escola. 02/03/2.009. |
JUSTIFICATIVA:
Ler é perceber, sentir, entender, compreender, emocionar-se sensibilizar-se com esse mundo que se desvela diante de nós.
O aluno precisa aprender a agir como leitor competente dentro e, principalmente fora da escola.
OBJETIVO GERAL:
Desenvolver o hábito pela leitura, trabalhando com textos poéticos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Conhecer poemas e alguns autores brasileiros.
- Despertar nos alunos o interesse pela poesia.
- Trabalhar poesias prontas e construir outras.
- Despertar o prazer pela leitura, abrindo portas para outros tipos de textos.
PROCEDIMENTOS:
Propomos aqui um espaço para a oralidade e situações efetivas de produção discursiva em que o aluno vivencia concretamente a linguagem como produtor ou intelecutor.
SUGESTÕES:
- Apresentar textos poéticos de diversos autores.
- Incentivar a leitura e produção de poesias.
- Exposição das poesias produzidas pelos alunos.
- Apresentações de poesias em forma de jogral.
RECURSOS UTILIZADOS:
- Fontes escritas.
- Livros.
- Mural.
- Microfones.
TEMPO DE EXECUÇÃO:
De 02 a 13 de março.
CLIENTELA:
Alunos de 1º ao 5º ano da Escola Municipal Clarimundo Flauzino de Oliveira.
CULMINÂNCIA:
- Trabalho na biblioteca e apresentação do Recital de Poesia.
- Fechamento do Projeto.
- Apresentação do Recital no pátio da escola.
Escola Municipal Clarimundo Flauzino de Oliveira A forma de ensinar que contagia todo mundo A forma de ensinar que contagia todo mundo PROJETO Cidadania: É de pequeno que se aprende Professora Gilza Luzia Marques Alunos do 1º. Ano “A” Setembro 2010. |
Apresentação
Este livro é um dos resultados do nosso Projeto “Cidadania, é de pequeno que se aprende”, desenvolvendo por meio de desenhos os temas trabalhados.
Nosso propósito é resgatar valores que às vezes ficam esquecidos ou não foram ensinados às crianças. Sabemos que para ser um bom cidadão, significa cumprir com seus deveres para ser merecedor de seus direitos. É isso que durante todo este trabalho levamos até nossos alunos, de forma lúdica, por serem crianças de 1º. Ano, despertando mo interesse por temas tão abrangentes, que fazem parte do nosso dia a dia.
Preparamos com carinho este livro e esperamos que você leitor, possa também refletir sobre os temas ali ilustrados, contribuindo para que tenhamos um futuro melhor par nossas crianças.
Alunos
Adriano de Oliveira da Silva |
Anna Karolyna Furtado Gomes |
Camila Martins de Oliveira |
Camille Eduarda Vilela Pereira |
Dhyovanna Pawlla dos Santos Dias |
Eduarda Gomes Magalhães |
Ítalo Luz Caldeira |
Jorge Alves da Silva Filho |
José divino de Carvalho |
Kawan Medeiros Martins |
Kenia de Souza Guimarães |
Lorena Rafaela Chaves Silva |
Ludimilla Fernandes Pires |
Marcos Henrique Gomes Lopes |
Matheus Aparecido de Miranda Correia |
Nathane Karla Gomes Bezerra |
Pedro Henrique Dias Alves |
Priscila Ribeiro Rodrigues |
Rafaella da Silva Oliveira |
Robertha Carla Vieira de Morais |
Ruytler Anthony Mendes Lopes |
Thulio Erick Oliveira Reis |
Vitória Rodrigues Santos |
Professora e alunos do 1º. Ano “A”
Professora Luci é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goias Pós Graduada em História pela Universidade Centro do Cerrado (UNICERP) |
A forma de ensinar que contagia todo mundo |
Projetinho Contando Causos
Autora: LUCI MARIA MARQUES SILVA
COM O APOIO DOS ALUNOS
DO 5° ANO “A”
DA ESCOLA MUNICIPAL CLARIMUNDO FLAUZINO DE OLIVEIRA.
Justificativa:
Estamos trabalhando diferentes gêneros textuais para aprimoramento da leitura, escrita e entonação dos textos dentro da sua diversidade. Neste momento priorizaremos a leitura de contos, explorando o máximo a riqueza desse tipo de texto.
Objetivos:
- Identificar e comparar as características e o significado do gênero textual: “causo”.
- Conhecer “causos”, observando sua estrutura.
- Trabalhar a escrita e a leitura com entonação.
- Trabalhar o respeito à linguagem regional.
- Envolver a família nesta atividade.
Duração das atividades:
As atividades terão duração de uma semana, de 30 de maio a 03 de junho do ano de 2011.
Atividade 1: O que é um causo?
Trabalhar com o dicionário o significado.
Ler e compreender um causo, analisando as características desse tipo de texto.
1.1- Explorando os conhecimentos dos aprendizes.
Escrever no quadro um causo contado por um aluno.
Vocês já ouviram causos (histórias) de avós ou outros parentes? Como foi?
Registrar as conclusões no caderno.
1.2- Conhecendo outros causos:
Por meio de pesquisas na internet e conversa com os pais.
Registrar no caderno e em cartazes o que é um causo.
CAUSO |
É contado por nossos avós, pais e amigos. |
Não precisa comprovar se a história é verdadeira. |
As pessoas leem para se divertirem. |
Geralmente, não usa entrevista. |
Atividade 2: Os causos de nossa cidade ou outros
Ouvir e escrever um causo, observando o tema central e seus desdobramentos.
Nesta atividade, propomos a elaboração de cartazes. Os cartazes ficarão fixados em vários locais da escola e poderão ser lidos por todos.
2.1 - Quem nos contará um causo da cidade, ou outro qualquer?
Pergunte aos alunos se algum familiar tem o costume de contar causos ocorridos na cidade, que foram sendo repassados de geração em geração. Proponha a escrita de um bilhete aos familiares para convidá-los a contar esses casos à turma.
2.2- Ouvindo os causos
Combine com a turma e com a direção a data para apresentarmos os causos para a comunidade escolar.
2.3- Registrando causos.
Em outro dia, registrar alguns causos ouvidos para serem avaliados.
2.4- Lendo causos
- Por fim fazer a leitura dos causos escritos.
LEITURA, A CHAVE DO SUCESSO!
CAUSO:
AS APARÊNCIAS ENGANAM
Seu nome era Felisberto. Apenas Felisberto. De onde veio ninguém sabia. Aparecera por Tabuí e em pouco tempo era o mendigo mais conhecido das redondezas. Andava escorado num par de muletas, com um pé no ar e a perna estirada pra frente, em forma de gancho. Mais parecia uma múmia paralítica com as pontas dos ossos aparecendo no rosto carcomido que cercava aquela boca cheia de dentes apodrecidos. Vivia montado na muleta cúmplice e na fisionomia cadavérica.
Certo dia estava Felisberto na sua tarefa árdua de pedir esmola, capengando pela rua a fora, quando, de repente, ouviu um berreiro danado.
- Sai da frente, minha gente!
- Cuidado, gente!
- Sai fora que é rabo!
A gritaria era provocada pela correria de uma manada de bois bravos, uns vinte, que tinham se desgarrado de uma boiada que passava por um canto da cidade. Vinham os bichos em carreira desabada. Fungando, babando e investindo até na sombra. E o povão num berreiro que só vendo.
- Arreda minha gente! Cuidado, meu povo!
Acontece que o Felisberto, o mendigo lá do começo da história, na sua labuta de pedir esmola manquitolando pela rua, estava bem no rumo da boiada desembestada. Assim que viu aqueles baitas bois, crescendo cada vez mais, bem na sua frente, não teve dúvidas. Jogou as muletas bem longe e... Pernas pra que te quero! Mandou-se numa desabalada correria esquecendo que era paralítico. Aí encontrou o primeiro muro disponível que saltou de um pulo só. Platéia boquiaberta olhando e nem acreditando. Daquele dia em diante Felisberto nunca mais apareceu em Tabuí e nem notícias dele tiveram mais.
(Retirado do site: http://tabui.blogspot.com/)
gentileza de Bernardete Angela Manosso Causos do Boi Voador Lisana e Paulo Bertussi No final dos anos quarenta, início de cinquenta, empenhava-se o exército brasileiro, com seu batalhão ferroviário, em completar a ligação de Porto Alegre a São Paulo. E os trilhos iam cortando os Campos de Cima da Serra na região de Vacaria em direção à Lages. E lá passavam pelos campos de grandes fazendeiros. Pela fazenda da Jaguatirica, de propriedade dum tal de Herculano da Luz, cruzou o trilho em grande extensão. E o Dr. Herculano, que morava em Porto Alegre , determinou a construção de alambrados no decorrer da cerca, para proteger o gado, antes que chegasse o tal de trem. Vindo de Porto Alegre, inspecionou o serviço e viu que não ia dar tempo: antes de terminar a cerca seria inaugurada a linha do trem! Então ele resolveu contratar diversos posteiros, para que, sabendo quais os rumos, os dias e horários em que o trem deveria passar, cuidassem de afastar o gado de perto dos trilhos. Assim que, entre os posteiros, arranchou-se um tal de Chico Manco, tido como vadio e muito conversador. E, já na primeira viagem, deu-se a tragédia! Veio o trem e atropelou mais de uma dezena de cabeças de gado. Sabedor da má notícia, o Dr. Herculano foi aos fundos da fazenda tirar satisfações do Chico Manco: - Mas como foi isso Chico? E o posteiro, senhor de si, com a voz bem entonada explicou: - Olha Dr... tivemo sorte! - Como tivemos sorte?! Vem o trem e, na primeira viagem, lá se vão quinze cabeças de gado?! - Tivemo sorte, Dr. Herculano, pois o bicho resolveu cruzá de cumprido! Pois se ele vem de atravessado não sobrava nem eu prá lhe contá a história. |
ESCOLA MUNICIPAL CLARIMUNDO FLAUZINO DE OLIVEIRA JOVIÂNIA – GOIÁS. PROJETO: O meio ambiente Pede socorro, proporcione “Vida” no Rio dos Bois. Elaborado pela professora: Aparecida Barbosa de Godoi Silva Setembro de 2011. |
PÚBLICO ALVO:
Comunidade escolar, comunidade local, regional e entidades religiosas. Obtendo o apoio da direção, docência escolar e Secretarias: da Educação, Meio Ambiente, Agricultura e também pelo Sindicato Rural e Prefeitura que são beneficiados com a bacia do Rio e IBAMA.
OBJETIVO GERAL:
Informar a comunidade em geral a situação atual da natureza nas imediações do Rio dos Bois, conscientizá-la da importância de preservar a natureza e contribuir com a vida aquática do rio.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
· Informar as comunidades a importância de se cuidar bem da natureza.
· Levar as pessoas a questionar a situação atual do rio.
· Dialogar o que devemos fazer para melhorar a situação.
· Convencer a comunidade que devemos dar a nossa contribuição para a conservação e sucesso do meio ambiente.
· Conscientizá-las que as próximas gerações pagarão um preço alto por nossa ganância e egoísmo próprio.
· Rever o destino do esgoto e do lixo gerado por nós seres humanos.
· Convencê-los que a “União faz a força” para a melhoria e proteção do meio ambiente e da saúde humana.
· Possíveis doenças provenientes do esgoto e lixos a céu aberto e no rio.
JUSTIFICATIVA:
Nós defendemos a tese: “Uma andorinha só, não faz verão”.
Analisando a quantidade de famílias aqui de Joviânia que vá se divertir , espairecer, se livrar do stress da vida cotidiana e agitada da cidade, às margens do Rio dos Bois, ouvindo histórias da falta de consciência e maus tratos com a natureza, tomando conhecimento da debilidade de peixes no rio, quantas pescas inadequadas acontecem no mesmo e recordando dos grandes surubins que meu pai pescava lá, há vinte anos atrás e comentando com os meus alunos em uma aula de Geografia, decidimos que é a hora oportuna para estudarmos e fazermos algo em prol da natureza em nossa região.
METODOLOGIA:
· Mapas geográficos.
· Lançamento de alevinos artificiais no Rio improvisado na Escola.
Utilizaremos de diversos recursos técnicos e humanos para desenvolvermos e chegarmos ao término deste, com precisão, criatividade, dinamismo e sucesso.
Disponibilizaremos de:
· Quadro giz
· Jornais, revistas e livros literários.
· Músicas, desenhos...
· Filmes no projetor de multimídia
· Palestras
· Materiais recicláveis
· Espumas
· Confecção da ornamentação da culminância Projeto
· Jantar com os amantes da pesca e proprietários de rancho nas imediações de Rio,
· Pintura em telas
· Visita ao Rio dos Bois
· Carreata Ecológica com carros alegóricos de cada Escola, igrejas, comércios da cidade, cavalos, bois, bicicletas, motocicletas, charretes, máquinas agrícolas e carros.
CRONOGRAMA:
Época que ocorreu as atividades.
AVALIAÇÃO:
A verificação da aprendizagem discente será efetuada de maneira contínua , pois é no dia a dia e após cada atividade proposta a ser realizada é que vemos o fruto do nosso trabalho árduo, porém, gratificante.
Os instrumentos utilizados foram:
· Leitura visual e intelectual de figuras, gravuras e desenhos.
· Desenhos, pinturas e tinturas no papel e em “telas”.
· Leitura em livros, jornais, revistas e embalagens.
· Escrita de palavras, frases e textos.
· Ditados de palavras, frases e textos musicais, informativos e literários referente ao título do projeto.
· Atividades xerocopiadas.
· Atividades de matemática usando o material dourado e material concreto.
Avaliação geral do desenvolvimento do projeto, analisando aprendizagem, progresso e alteração no mesmo.
Ao termino do projeto: “O Meio Ambiente pede Socorro, proporcione Vida no Rio dos Bois, foi constatado uma aprendizagem ampla, desde alfabetização, leitura, escrita, ortografias, gramática, cálculos, respeito, cuidado e zelo e não violência com a natureza até o conhecimento dos diferentes tipos de peixes, animais e plantas da região.
Eu professora Cida Godoi me senti muito orgulhosa dos meus alunos e do empenho de todas as pessoas, foi gratificante, muito trabalho, correria, noites de sono pensando, programando, organizando, trabalhando, enfim, valeu a pena, houve grandes progressos na minha vida pessoal, profissional, familiar e ate espiritual.
Algumas ações não se deu como o esperado...
REFERÊNCIAS:
· Educação e Meio Ambiente do vale do Rio dos Bois, Maria Sônia França 2001.
· Internet.
· Eventos.
A SEGUIR FOTOS DO PROJETO
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