Joviânia, outubro de 2.007.
Introdução:
É preciso tempo para brincar, espaço que assegure tranqüilidade, segurança e sossego suficiente para que possa haver um aprofundamento na brincadeira e que a criança possa compreender através dela o mundo e as ações humanas nas quais se insere quotidianamente.
Objetivos:
· Promover, durante a semana da criança, atividades extra-classe, variadas e interessantes, visando dar à criança oportunidades de lazer socialmente educativas.
· Estabelecer direitos e deveres de uma criança;
· Participar de atividades recreativas, lúdicas e competitivas.
· Descrever o ambiente em que vive, com quem vive, o que faz;
Justificativa:
· O projeto criança feliz vai nos dar oportunidades de conhecer a vida das crianças brasileiras.
· Conhecer e estudar a forma de viver, de se divertir, de estudar, enfim, tomar consciência de que toda criança precisa de carinho e respeito.
Atividades sugeridas:
· Abertura da semana
· Competições esportivas;
· Corrida do ovo;
· Corrida do saco;
· Demonstração de ginástica;
· A busca do tesouro do pirata;
· Pintura do mural pelos alunos;
· Levantamento das brincadeiras preferidas pelas crianças;
· Roda de bate papo.
· Noite do pijama.
Ex: O que vocês queriam que fosse diferente na sua vida e na escola?
· Como é a vida de vocês fora da escola?
· De que tipo de brincadeira vocês mais gostam?
· Por que existem crianças que vivem na rua?
· Por que muitas crianças vivem na rua?
· Por que muitas crianças não freqüentam a escola?
· O que vocês acham da violência do nosso país?
Mural legal
· Produção de texto;
· Desenhos livres;
· Excurções – programar passeios.
Lanche:
· Servir alguma coisa especial – um bolo, uma suculenta salada de frutas, balas, após o lanche, distribuir as lembrancinhas com cartões de felicitações.
Produção de textos:
O meu sonho é ...
O que gosto de fazer.
Relatórios orais ou escritos:
· Como passei o dia.
· Como é minha família.
· O que fiz no fim de semana.
· O que vejo no trajeto de casa até a escola.
Como sou:
· Minhas características físicas.
· Meus brinquedos.
· Meus amigos.
· Minha alimentação.
· Minhas preferências.
A família:
· Como é composta?
· Onde vive?
· O que faz?
· Como se diverte?
Clientela: alunos 2º Ano, podendo ser trabalhado também até o 5º Ano.
Duração: do dia 03/10/07 até o dia 11/10/07.
Na construção da caminhada, passamos por vários momentos diferentes, momentos estes de agitação, produção, discussão, conflitos, vibrações, descobertas, emoções, tanto no aspecto cognitivo como no afetivo e social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário