Introdução
Há um tesouro na escola. Ao alcance de todos que é capaz de operar pequenos milagres em quem se apossa dele. Ele aumenta à medida que transfere sua riqueza (o conhecimento) para um número cada vez maior de leitores. Por isso é preciso descobri-lo, torná-lo parte da vida de todos, melhorá-lo constantemente. Portanto as avaliações mostram que os alunos aprendem mais quando têm oportunidades de conviver com os livros na escola. Ajudá-los a descobrir esse mundo é muito divertido e enriquecedor.
Justificativa:
Considerando que a leitura é uma atividade fundamental à formação do indivíduo, propomos este trabalho com o intuito de despertar em nossas crianças o mergulhar no mundo mágico da poesia nas diferentes formas. De acordo com Cecília Meireles, “o gosto de ouvir histórias é como o gosto de ler” e é este gosto que pretendemos alcançar, resgatando o interesse para esse tipo de texto e conseqüentemente promovendo uma leitura com significado, descobrindo o poder sugestivo das palavras.
Objetivo geral:
Desenvolver o hábito pela leitura, trabalhando com poesias.
Objetivos Específicos:
· Conhecer alguns poemas e autores.
· Aprender a ler com entonação correta.
· Despertar no aluno o interesse por poesias.
· Trabalhar poesias prontas e construir outras.
· Despertar o gosto pela leitura, abrindo portas para outros tipos de textos.
Procedimentos:
Sugerimos o uso de dinâmicas variadas para criar momentos agradáveis, onde a poesia seja trabalhada com descontração e prazer.
Sugestões:
a- Colocar à disposição dos alunos várias poesias de autores diversos.
b- Professora e outros funcionários ler algumas poesias para os alunos.
c- Escolher algumas poesias e escrevê-las na cartolina dando-lhes o formato que sugere.
d- Deixar o aluno construir sua poesia e colocá-las no varal.
e- Formar duplas para leitura.
f- Escolher alguns alunos para “decorarem” poesias e recitá-las para outras salas.
g- Promover sarau com apresentação de músicas e poemas criados ou não pelos alunos.
· Sugestão de material a ser usado:
- Livros da Biblioteca .
- Vídeos.
- Retroprojetor e outros.
Cronograma:
No 2º bimestre do ano.
Público Alvo:
De 1º Ano a 5º. ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Clarimundo Flauzino de Oliveira.
Culminância:
Trabalhos em sala e apresentação do Sarau.
Desenvolvimento do Sarau (sugestões).
- Será feito na Escola com data e horário a ser definidos.
- Convidados: pais, alunos, professores, funcionários.
- Arrumar mesas colocando em cada uma, poesias criadas pelos alunos.
- Montar o cerimonial com participação das professoras e coordenadoras.
- Pedir aos alunos que tragam refrigerantes e salgados. (todos os funcionários)
- Ver possibilidade de filmar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário